Pragas
CONTROLE DE PRAGAS Conheça as pragas mais comuns e as formas de combatê-las ou evitá-las.
Características

As baratas estão presentes no mundo há mais de 400 milhões de anos e contam com mais de 4.000 espécies, porém menos de 1% são consideradas pragas urbanas. Seu tamanho pode variar de poucos milímetros até 10cm, possuindo, geralmente, hábitos noturnos. Podem ser encontradas nos mais diversos ambientes ao redor do mundo, exceto nas regiões polares. Elas são potenciais vetores de doenças como disenteria, gastroenterites e poliomielite.

O formato e o tamanho variam conforme a espécie, mas em geral as fêmeas são maiores que os machos, tendo estes as asas mais desenvolvidas. As baratas são insetos onívoros, ou seja, comem qualquer coisa, tendo principal atração por doces, alimentos gordurosos e de origem animal. Uma curiosidade é que podem viver uma semana sem beber água, até um mês sem comer e também semanas sem a cabeça. As baratas desenvolvem-se por metamorfose gradual, apresentando os estágios de ovo, ninfa e adulto. Elas gostam de se esconder em rachaduras, frestas ou outras áreas protegidas que são quentes e úmidas durante o dia. Algumas baratas podem contrair, carregar e espalhar bactérias prejudiciais à saúde (como a salmonela) pelas superfícies por onde andam.

Abaixo, a breve descrição de duas espécies consideradas pragas e facilmente encontradas no Brasil.

Baratas pequenas

A Blatella germânica é popularmente conhecida como barata pequena ou barata alemã. Diferencia-se das demais pelo pequeno tamanho (até 1,5cm). São insetos de alta capacidade reprodutiva. Uma fêmea pode depositar de três a seis ootecas, com média de 30 a 50 ovos durante sua vida.

O período de incubação pode ser de 14 dias, no entanto depende muito da temperatura e da umidade. A duração da fase adulta pode chegar a um ano. Estas baratas costumam se esconder em lugares próximos a fontes de alimentos ou de umidade, sendo as cozinhas os locais preferidos. Geralmente são encontradas em residências, restaurantes, depósitos, hospitais, etc.

Baratas grandes

A Periplaneta americana é popularmente conhecida como barata de esgoto, barata grande e voadora. Pode chegar a 5cm de comprimento e tem como característica a cor de pinhão e a existência de um escudo protetor da cabeça em tons de amarelo.

Durante sua vida, que dura entre seis e nove meses, uma fêmea pode depositar muitas ootecas semanalmente, cada uma com oito a 14 ovos que, dependendo de fatores como umidade ou temperatura ambiental, vão eclodir, aproximadamente, entre 35 a 60 dias. Estas baratas podem viver em grandes grupos e, como são insetos grandes, preferem ambientes escondidos e amplos, como esgotos, caixas de gordura, canos, sótão, etc.

Abaixo produtos JIMO contra essa praga: