Em 21 de janeiro do ano de 1956, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o sonho de um jovem casal de químicos começou a ganhar forma.
Julio e Ieda Morandi haviam se formado em química na mesma turma, em 1950.
Ele, de mentalidade criativa e dedicação inabalável, transformava desafios em oportunidades por onde passava. Ela, paciente e determinada, dava suporte bibliográfico e de pesquisa às invenções de Julio.
O casal uniu suas iniciais à primeira sílaba do sobrenome da família – Morandi – e, assim, nascia a JIMO: uma marca que carrega química, família e propósito.
O começo foi muito pequeno, literalmente dentro de casa.
Julio e Ieda se dividiam entre seus empregos, que pagavam as contas do dia a dia, e às muitas horas dedicadas à invenção de produtos e materialização do sonho JIMO. Ieda trabalhava em laboratórios do governo do estado e Julio era vendedor de um atacado de cereais local. Ao entregar as mercadorias do atacado, Julio aproveitava para oferecer aos clientes suas primeiras produções feitas ainda dentro de casa.
O primeiro produto desenvolvido foi um inseticida líquido, que tinha como princípio ativo a Piretrina – um composto natural extraído da flor de crisântemo – e que era vendido em frascos de 100ml embalados em folhas de jornal. Julio fomentava a plantação local dos campos de crisântemo e, para que pudesse atender a sua produção dos inseticidas, se comprometia a comprar produção dos agricultores

Demonstrava, desde o princípio, o seu cuidado com o meio ambiente e com a cadeia produtiva.
Por muito tempo, as madrugadas repletas de trabalho fizeram parte da rotina do casal. Enquanto a cidade dormia, eles estudavam, testavam, erravam e recomeçavam. Em um tempo de pouco acesso a informações técnicas, era preciso consultar bibliografias e estudos em outros idiomas, interpretar tabelas, comparar e cruzar parâmetros e respeitar um processo científico rígido e detalhista. E foi a partir da retidão do casal que um dos principais valores da JIMO – a Qualidade – começou a ser lapidado com a paciência de quem constrói algo feito para durar.
Com o passar dos anos, a fábrica cresceu, a equipe aumentou e a gestão se profissionalizou. O propósito de melhorar vidas através da química, por sua vez, nunca mudou. Os filhos e os netos abraçaram o sonho do Julio e da Ieda e conduzem a Jimo com muito orgulho da história e muita paixão pelo futuro.
Atualmente, a Jimo atua em 11 segmentos diferentes e fabrica mais de 150 produtos que são comercializados em todo Brasil e em países da América Latina, conquistando diversas premiações e certificações. A planta produtiva está instalada em Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, e conta com linhas de produção e equipamentos modernos e exclusivos.
A busca pela qualidade e pela inovação que guiava Julio e Ieda, segue sendo um pilar fundamental que norteia o posicionamento estratégico do negócio.
Setenta anos depois, o legado que começou com Julio e Ieda se mantém hoje cultivado e construído, todos os dias, por cada pessoa que faz parte dessa jornada. É essa base sólida que impulsiona a Jimo a continuar sonhando, criando e transformando — sempre com a química como aliada para melhorar a vida das pessoas.
Sonhar na química para uma vida melhor. Esse é o propósito da Jimo. Esse é o propósito de uma história de qualidade.


